top of page

Candy, a cadela de assistência da Leonor

A história desta amizade é recente, mas a Candy já é uma ajuda essencial nas tarefas diárias da Leonor. Também é a cadela que a acalma nos momentos de stress.

A Leonor frequenta a Escola Básica Marques Leitão, em Gondomar, e nasceu com paralisia cerebral, que lhe impõe algumas limitações. A nova amiga veio para ser o verdadeiro braço direito da menina.


Quando a Candy chegou à família, a adaptação foi fácil e rápida. A mãe da menina comenta que "ela é um doce, uma pessoa no corpo de cão".


A relação entre cadela e dona é de muita proximidade e carinho. Dormem no mesmo quarto e partilham todos os momentos, vão juntas para todo o lado.


Na unidade de multideficiência, a Candy foi recebida com alegria, sendo um complemento à turma de cinco alunos.


Foi a associação Ânimas que deu resposta à necessidade de ajuda para a jovem. Segundo a mãe, após o pedido, houve muita ansiedade e esperança de conseguir um cão capaz de auxiliar a Leonor. Conta que são "demasiadas crianças para tão poucos cães".


Em poucos meses, são visíveis os benefícios de um cão de assistência para uma criança com deficiência, seja em casa, na escola ou na rua. A responsabilidade de cuidar do animal também é favorável para aumentar o sentido de responsabilidade da Leonor.

bottom of page