top of page

Treinos personalizados de hóquei em patins

Duarte Martel tem 21 anos e joga hóquei desde criança. A experiência levou-o ao cargo de treinador e a desenvolver um projeto de treinos individuais adaptados a cada jogador.


Jogar hóquei desde os seis anos

O hóquei em patins é uma modalidade existente em vários clubes desportivos portugueses, dos maiores aos mais pequenos. Em entrevista ao IMPRESSO, Duarte Martel conta a sua experiência enquanto atleta da modalidade, treinador e personal trainer.

O interesse pelo hóquei começou aos seis anos:

O jovem passou, até ao momento, por cinco clubes. Atualmente, pertence à equipa masculina de seniores da Associação Cultural e Desportiva da Casa do Povo de Vila Boa do Bispo (ACDC Vila Boa do Bispo), no Marco de Canaveses, e garante que o desporto é essencial no dia a dia: “O hóquei é o sítio onde me sinto realizado, onde cresci como pessoa, onde conheci a maior parte dos meus amigos, onde aprendi valores como compromisso e respeito. Também lidei com frustrações, alegrias e tristezas. O hóquei ensinou-me o que era a vida”.


A passagem a treinador

Em meados de 2020, o atleta foi convidado para treinar a equipa de sub-15 do clube em que joga:

Segundo o jovem, a curiosidade e o espírito crítico que sempre demonstrou enquanto jogador terão feito com que se destacasse, levando o clube a convidá-lo para o cargo de treinador.


A relação, enquanto treinador, com os jogadores de sub-15

O escalão de sub-15 engloba jovens entre os 13 e os 15 anos: “É uma idade um bocadinho difícil, mas é uma questão de haver uma compreensão também da fase que estes pré-adolescentes estão a passar”, comenta Duarte Martel.


O treinador afirma que “tem sido um papel desafiante”, no qual tem aprendido bastante: “Tenho lidado com sentimentos próprios da idade deles. Eu também já estive nessa posição”.


A diferença etária entre treinador e jogadores é de apenas seis/sete anos. O que poderia ser um obstáculo, o jovem afirma ser uma vantagem na relação entre ambas as partes:

Enquanto treinador de sub-15 aos 21 anos, esclarece que, dentro de campo, “há um certo estatuto, uma hierarquia. O facto de ser novo faz com que eu os compreenda melhor”, acrescenta.


Os treinos individuais

O projeto de personal training teve início em 2019, cerca de um ano antes de ser treinador de sub-15. Estas sessões de treino acontecem ocasionalmente e têm um custo de cinco euros cada: “Estes treinos individuais, para já, surgem mais em momentos de férias, porque com o facto de eu e os miúdos andarmos a estudar, a disponibilidade não permite que sejam mensalmente, por exemplo”.


Os treinos personalizados são dados individualmente ou em grupos de três ou quatro elementos, sempre com a atenção dirigida às dificuldades e necessidades de cada jogador. Deste modo, trabalham-se aspetos que não podem ser foco no treino de equipa. Com a pandemia de Covid-19, Duarte deixou de poder formar pequenos grupos de treino e passou a agendar sessões de apenas um elemento, com todos os cuidados higiénicos que previnem a transmissão do vírus.


O jovem treinador garante que possui as competências necessárias para fornecer treinos adaptados a cada jogador: “As bases que fui adquirindo ao longo destes anos e os treinadores com quem contactei, deram-me ferramentas para que eu me sinta digno de fazer este trabalho”.


O hóquei em patins em Portugal

Duarte Martel considera que existem falhas na gestão da modalidade em Portugal: “Apesar de nós termos o melhor campeonato do mundo, é preciso haver maior igualdade salarial entre as equipas para que o campeonato seja mais competitivo”. “Com o pouco orçamento que nós temos, conseguimos dar respostas positivas, mas falta o nível salarial ser mais regularizado”.


A visão de um jogador de sub-15

O IMPRESSO entrevistou, também, Osvaldo Cardoso. O jogador de sub-15 do ACDC Vila Boa do Bispo conta como entrou na modalidade:

Aos 13 anos, Osvaldo vê no desporto um refúgio: “O hóquei é algo importante na minha vida e que eu uso para livrar-me dos problemas e do stress. Aprecio a modalidade”.

O jovem frequenta o nono ano do ensino básico e pretende, dentro de alguns anos, ingressar no ensino superior: “Quero focar-me nos estudos, ir para a universidade e ter o hóquei como um apoio”.

A relação com o treinador Duarte

Osvaldo Cardoso garante que o ambiente, em campo, é agradável:


Os treinos individuais

O pré-adolescente é um dos jogadores que aderem às sessões de personal training proporcionadas por Duarte Martel.

Osvaldo considera que, em certos momentos, os jogadores têm a necessidade de ser individualistas, sem prejudicar o desempenho da equipa. Desta forma, garante que os treinos personalizados de hóquei em patins são úteis, na medida em que preparam, individualmente, o coletivo: “É bom porque focamo-nos nos nossos aspetos individuais, nas nossas falhas”.

bottom of page