top of page
Foto do escritorDaniela Oliveira

Portugal recebe grupo de 22 menores não acompanhados da Grécia

Portugal recebeu 22 menores não acompanhados vindos de campos de refugiados da Grécia, anunciou o gabinete da ministra de Estado e da Presidência. O acolhimento será feito nas regiões do Norte, Centro e Lisboa.





Fotografia: Orestis Panagiotou/EPA


O acolhimento dos menores acontece no âmbito do Programa de Recolocação Voluntária. "Serão acolhidas em Unidades de Acolhimento Especializado de carácter temporário, seguindo-se encaminhamento para respostas adequadas às suas expetativas e projetos de vida individuais," adianta o governo.


O executivo diz ainda que "a integração e o acolhimento de pessoas refugiadas têm sido uma prioridade do Governo, num esforço contínuo que envolve o Estado central, as autarquias locais e as organizações da sociedade civil. Esta ação concertada tem sido reconhecida pela Organização das Nações Unidas, incluindo a Agência das Nações Unidas para as Migrações – a Organização Internacional para as Migrações –, pela União Europeia e pelo Conselho da Europa."


O ministério de Mariana Vieira da Silva refere que "Portugal tem participado ativamente nos diferentes programas de acolhimento e integração de pessoas refugiadas. Reconhecendo a especial vulnerabilidade dos menores não acompanhados, o Governo português respondeu ao apelo do governo grego e da Comissão Europeia para a recolocação dos cerca de 5.500 menores que se encontravam no país, manifestando disponibilidade para acolher até 500 crianças e jovens."


O executiva realça ainda que "a defesa da solidariedade ganha especial relevância pela situação vivida no Campo de Moria, no passado mês de setembro, reforçando o compromisso de Portugal de acolher estas crianças e jovens, integrando este segundo grupo alguns menores provenientes da ilha de Lesbos."


O anúncio do governo dá conta de que os refugiados são maioritariamente naturais do Paquistão, Afeganistão, República Democrática do Congo e Gâmbia.


O comunicado do gabinete da ministra de Estado e da Presidência pode ser lido aqui.


Comments


bottom of page