top of page
Foto do escritorDiogo Metelo

Dardos: José de Sousa campeão ao mais alto nível

José de Sousa venceu o Grand Slam 2020 e tornou-se o primeiro português a conquistar um evento principal da Professional Darts Corporation.

Fotografia: PDC


O português José de Sousa tornou-se no primeiro estreante a vencer o Grand Slam de dardos 2020, um torneio anual da Professional Darts Corporation (PDC). O jogador natural da Azambuja começou a fase de grupos com uma derrota, mas superou os adversários e bateu o inglês James Wade por 16-12 na final.

A vitória no European Darts Grand Prix, em outubro, garantiu a José de Sousa a presença no Grand Slam 2020. O português iniciou a participação com uma derrota (5-2) frente ao inglês Michael Smith, porém, o segundo lugar e a passagem aos oitavos de final foram garantidos pelas duas vitórias seguintes. O polaco Krzysztof Ratajski rendeu-se por 5-4 enquanto a inglesa, Lisa Ashton, perdeu 5-1.


José de Sousa seguiu na competição ao vencer DaveChisnall por 10-7 para, de seguida, ter a desforra frente ao quarto classificado da Ordem de Mérito PDC. O jogador que representa a Phioenixdarts bateu Michael Smith por 16-14. Já nas meias-finais, perante o australiano Simon Whitlock que havia eliminado o número 1 do ranking mundial, o holandês Michael van Gerwen, o português carimbou o passaporte para a final com 16-12 no marcador.


Fotografias: PDC

A vitória final frente a James Wade é o novo ponto alto de uma carreira fulminante. Em outubro, José de Sousa conquistou o primeiro torneio profissional da carreira no European Tour, em dardos, ao bater o número um mundial, Michael van Gerwen, por 8-4, numa prova disputada na Alemanha. Em 2019, tinha dominado os Players Championship de Barnsley e Dublin.


Após o encontro, Sousa mostrou-se muito feliz e enalteceu o seu percurso, "Foi uma grande diferença na minha vida. Há cinco anos, estava sentado no sofá a ver estes jogadores na televisão e a desejar um dia poder chegar aqui e jogar com eles. E olhem para mim! Ganhei o Grand Slam! Um sonho tornado realidade. É fantástico". Atualmente ocupa a 15.ª posição do ranking para o qual entrou em janeiro de 2019.

As grandes competições de dardos, ou seja, o Grand Slam, as Players Championship Finals e o World Championship são torneios televisionados de acesso restrito aos melhores jogadores do circuito mundial PDC. Os atletas com cartão ProTour competem em 30 torneios ao longo do ano, em vários locais, por prémios monetários e pontos que estabelecem o 'ranking' anual. Nesta final, o vencedor recebe cerca de 140 mil euros.

Comments


bottom of page