Durante a noite eleitoral não foi conhecido o vencedor das eleições norte-americanas. O resultado só será conhecido nos próximos dias. Há sete estados que são decisivos no desfecho eleitoral.
Fotografia: NBC News
O que se sabe até ao momento (16h32) dia 4 de novembro)
Até às 10h (hora portuguesa), Joe Biden somava 50.1% dos votos, o que lhe garante 227 lugares no colégio eleitoral - são precisos 270 para conseguir ganhar a eleição. Para vencer, o candidato precisa da maioria dos votos do colégio eleitoral e não do voto popular. Donald Trump tinha 48,2% dos votos o que lhe garante 213 votos, segundo o New York Times.
As urnas já fecharam em todos os estados e 39 deles já declaram vencedor. Há estados que admitem prolongar a contagem dos votos por correspondência até três dias depois da eleição, o que promete arrastar o anúncio do vencedor por vários dias.
Apesar de ainda faltar contar milhões de votos, incluindo o voto por correspondência, o Presidente Trump já declarou vitória e prometeu levar o sufrágio ao Supremo Tribunal, afirmando que há "fraude eleitoral".
As eleições norte-americanas não são apenas para eleger os membros do colégio eleitoral e, consequentemente, o presidente. Estas eleições são também para o Senado e Câmara dos Representantes. O Partido Democrata está próximo de manter a maioria na Câmara dos Representantes, mas será difícil reverter a maioria do Partido Republicano no Senado. Até ao momento, só conquistou um lugar aos republicanos e precisa de um total de quatro.
Ao que tudo indica, esta eleição é a mais participada nos últimos cem anos. Os especialistas apontam para a participação de 67% dos eleitores registados.
Estados Decisivos
Devido ao voto por correspondência e às diferentes maneiras de contar os votos em cada estado, o nome do vencedor não deverá ser conhecido esta quarta-feira. Esta demora centra-se em, pelo menos sete estados, segundo o New York Times.
Pensilvânia
Com 75% dos votos contabilizados, Trump lidera sobre Biden, com 55,1% contra 43,6%. Mas as autoridades já anunciaram que vão contar os votos até 3 dias depois do dia da eleição, ou seja, até sexta feira. Este é um dos estados mais disputados.
Michigan
Trump (49,4%) lidera sobre Joe Biden (48,9%) no Michigan, com 86% dos votos contabilizados. O resultado preliminar desta eleição só deverá ser conhecido na noite desta quarta-feira (madrugada de quinta-feira em Portugal), depois de contabilizados os votos por correspondência.
Georgia
Já estão contabilizados 92% dos votos e Trump lidera com 0,5% de apoios, contra 48,3% do seu adversário. Votação deverá ficar concluída nesta quarta-feira.
Carolina do Norte
Com 95% dos votos contados, o candidato republicano vai na frente da corrida.
Arizona
Os votos no Arizona deverão estar todos contabilizados até ao fim do dia de hoje. Biden lidera com 51,8% e Trump tem 46,8%, já foi feita 82% da contagem.
Wisconsin É um dos estados mais disputados desta eleição. Biden lidera com 49,5% contra 48,8% do Presidente, com 97% dos votos contabilizados. Os votos por correspondência já começaram a ser contados esta manhã.
Nevada No Nevada ainda se vai ter de esperar bastante até se saber quem foi o candidato mais votado e a próxima actualização dos resultados só deverá acontecer na quinta-feira à tarde. De momento, Joe Biden tem 49,3% e Donald Trump tem 48,7%. Foram tidos em conta 86% do total de votos, mas a contagem vai prolongar-se até à próxima semana.
Comments