top of page
Foto do escritorDiogo Metelo

F1: Hamilton garante a pole position em Portimão

O britânico Lewis Hamilton bateu o tempo de Valtteri Bottas na última oportunidade. Acidente de Ricciardo coloca o australiano em 10.º.

Lewis Hamilton garantiu a 97.ª pole position da carreira em Portimão

A Mercedes conquistou a primeira fila da grelha de partida pela 12.ª vez esta temporada, mantendo o pleno. A expetativa para a qualificação era saber se Bottas conseguia manter o domínio sobre o colega de equipa e qual o nível da prestação de Max Verstappen (Red Bull), que podia surpreender. O finlandês alcançou os tempos mais rápidos nos treinos livres, na Q1 e Q2, mas acabou por ficar atrás de Hamilton 0.102 segundos, na Q3.


A sessão de qualificação sofreu um atraso devido à avaliação das condições de segurança quanto às tampas de saneamento do circuito. No treino da manhã, uma peça soltou-se à passagem de Sebastian Vettel,


As primeiras eliminações surgiram na Q1, na qual competem 20 carros mas apenas os 15 mais rápidos seguem em frente. George Russel (Williams) escapou à eliminação com uma última volta rápida que atirou Kimi Räikkönen (Alfa Romeo) fora por 0,070 segundos. Já o outro monolugar Williams, conduzido por Nicholas Latifi, não foi além da ùltima posição da grelha. Os pilotos da HAAS, Kevin Magnussen e Romain Grosjean, que já sabem não constar dos planos da equipa para a próxima temporada, também não foram além desta sessão.

Resultados da qualificação do Grande Prémio de Portugal 2020

O circuito de Portimão tem sido palco de erros e incidentes ao longo deste fim de semana da parte dos pilotos, algo a que Daniel Ricciardo não escapou quando tentava melhorar o seu tempo. O australiano fazia duas ultrapassagens quando saiu da pista e embateu de forma ligeira nas barreiras. Os danos não foram significativos, porém, suficientes para deixar piloto da Renault nas boxes durante a Q3 apesar de se ter qualificado.

Durante a Q1, na qual competem os 10 pilotos mais rápidos da sessão, Albon (Red Bull) viu a sua melhor volta ser apagada por ter ido além dos limites da pista pelo que permaneceu em pista até alcançar a sexta posição na grelha.


Pela quarta vez esta temporada, Charles Leclerc (Ferrari) alcançou o quarto posto em qualificação. A equipa italiana tenta combater os desempenhos aquém do esperado sendo a esperança maioritariamente depositada no monegasco.


O momento alto da passagem da F1 por Portugal acontece a partir das 13h10 de domingo, numa corrida que pode ser histórica para a modalidade e para o atual seis vezes campeão, Lewis Hamilton. Além de ter conquistado a 97.ª pole position da carreira, pode tornar-se no piloto com mais vitórias em corridas, 92, e superar o recorde do alemão Michael Schumacher.

Já se sabe que na Fórmula 1 as diferenças de tempos são reduzidas e todos os detalhes contam. No entanto, em contexto de pandemia de Covid-19, a presença de público nas bancadas ganha relevo. Além de algumas imagens capturadas pela cobertura televisiva, circulam também em websites e nas redes sociais imagens que dão conta de alguma falta de distância entre espetadores, fora das bancadas. De recordar que a lotação do recinto foi reduzida para 27.500 espetadores devido à pandemia de Covid-19.

Comments


bottom of page