Ao fim de 15 dias com a camisola rosa, João Almeida fica para trás na subida da grande montanha do Giro, Stelvio. Holandês Kelderman é o novo líder.
A etapa 18 do Giro apresentava o maior desafio da competição com uma subida a 2746 metros de altitude (ponto mais alto da prova), com uma inclinação média de 7,4% ao longo de 48 curvas. A equipa da Sunweb viu o seu ciclista Hindley ganhar o sprint a Hart Geoghegan (Ineos Grenadiers), após 203 quilómetros a pedalar. Pello Bilbao (Mclaren) tentou alcançar a dupla que tinha descolado do pelotão bem cedo, mas ficou a 46 segundos.
O ciclista Kelderman (Sunweb) lançou-se sozinho na subida, numa altura em que o pelotão já estava fragmentado e vários grupos estavam formados, e resistiu até ao final. O holandês, que terminou a prova 2m15s depois do vencedor da jornada, veste agora a maglia rosa. A vantagem é de 12 segundos para o colega de equipa e 15 segundos para o australiano Hart.
João Almeida (Deceuninck-Quick Step) concluiu a etapa no seu ritmo acompanhado de quatro ciclistas, entre os quais o colega de equipa, Masnada. O português desceu à quinta posição da classificação geral uma vez que terminou a 4m51s de Hindley.
A camisola azul, atribuída ao líder da montanha, parece não escapar a Rúben Guerreiro. Aliado ao bom desempenho na prova, o principal adversário, o italiano Giovani Visconti (Vini Zabù), abandonou a competição devido a uma tendinite. Numa altura em que faltam atribuir 138 pontos, Rúben tem 112 de vantagem para o belga Thomas de Gendt (Lotto Soudal).
A Volta de Itália termina no domingo, dia 25, com um contrarrelógio de 15,7 km, em Milão, mas antes há ainda a percorrer 258 km na etapa 19 e 190 km, compostas por três subidas de montanha, no sábado.
Comments