top of page
Foto do escritorDiogo Metelo

Portugal afastado da Liga das Nações

Os detentores do troféu caíram aos pés da França. Gauleses garantem presença na Final Four e lugar no play-off de acesso ao Mundial 2022.

Fotografia: Reuters


N'Golo Kanté só teve de encostar num ressalto de uma bola defendida por Rui Patrício, a remate de Rabiot, para fazer o único golo da noite, no Estádio da Luz. A derrota de Portugal, que venceu a Liga das Nações em 2018, significa o adeus à competição, mesmo que ainda falte disputar um jogo da fase de grupos, frente à Croácia.


Sendo assim, mais de um ano depois, a 14 de outubro de 2019 contra a Ucrânia, a seleção nacional volta a perder um jogo oficial, na única derrota lusa na Liga das Nações, em duas edições. Já a França, soma 13 pontos e tem vantagem no confronto direto pelo que segue em frente e fica à espera de saber quais os próximos adversários.


A seleção das quinas sofreu vários ataques sucessivos e deixou-se surpreender por um livre bem planeado da França que culminou com a bola a embater na trave portuguesa. Rui Patrício fechou a baliza de todas as formas que conseguiu perante as tentativas de Coman, Martial e Griezmann.


O conjunto luso teve a melhor oportunidade quando João Moutinho rematou de fora da área, aos 83 minutos, para um voo enorme de Lloris, guardião francês. Jota enviou a bola ao poste e Ronaldo esteve a escassos de centímetros de fazer o golo 103 pela seleção.


De nada valeu a Portugal a vitória sueca por 2-1 frente à Croácia. Os três primeiros pontos alcançados pela Suécia nesta fase de grupos foram garantidos com os golos de Kulusevski, aos 36 minuntos e Danielson aos 45+2'. Na segunda parte, Danielson voltou a colocar a bola na baliza, só que a favor da equipa visitante.


De recordar que o primeiro confronto entre o atual campeão da Europa e o detentor do título mundial, no Stade de France após a final do Euro 2016, nesse mesmo estádio, tinha terminado empatado 0-0.


Quanto aos restantes grupos da Liga A, o destaque vai para a indefinição do Grupo 4. A Alemanha bateu a Ucrânia por 3-1 e assaltou o primeiro lugar já que Suíça e Espanha ficaram pelo empate a uma bola. No dia 17 de novembro, alemães e espanhóis defrontam-se em terreno bávaro para decidir quem avança para a Final Four. Tanto a vitória como o empate servem ao conjunto alemão.


A quinta ronda de confrontos nos grupos 1 e 2 acontecem no dia 15 de novembro. Itália, Polónia e Holanda discutem o primeiro lugar no grupo 1. No grupo 2, no qual a Islândia ainda não pontuou, belgas, dinamarqueses e ingleses vão lutar até ao fim pela vaga na próxima fase.


Na Liga C, Azerbaijão e Montenegro não foram além de um empate sem golos enquanto o Chile derrotou o Luxemburgo por 2-1. Kastanos bisou na partida e remendou o auto-golo aos 5 minutos do seu colega de seleção, Kousoulos.


Após a derrota por 7-0 frente a Portugal, a seleção de Andorra voltou a perder, desta vez frente à equipa da Malta. Os andorrenhos marcaram aos 3 minutos por intermédio de Rebes, porém, um auto-golo de Emili Grarcia foi o mote para a reviravolta que terminou em 3-1 a favor da Malta.


Igualmente na Liga D, São Marino e Gibraltar ficaram pelo nulo enquanto a seleção das Ilhas Faroé se deslocou à Letónia para conquistar um ponto com o marcador a registar 1-1, no fim do encontro.

Comments


bottom of page