Judoca portuguesa perdeu na final de -57kg com a húngara Hedvig Karakas, no primeiro dia dos Europeus de Praga.
Fotografia: Fabrice Bouvart
Telma Monteiro traz a medalha de prata para Portugal, após a derrota na final de -57kg dos Europeus de Praga frente à húngara Hedvig Karakas. Telma, 11.ª do ranking mundial da categoria, conquistou a 14.º medalha continental da sua carreira.
O confronto entre a judoca portuguesa e a húngara, na Republica Checa, foi a reedição da final de Baku 2015, na altura, ganho por Telma Monteiro. O combate longo de 2020, com direito a prolongamento e decidido nas penalizações, revelou um desfecho diferente. Depois de quatro minutos sem qualquer pontuação, o combate seguiu para “golden score”. Nos 4m18s seguintes, a húngara beneficiou das três penalizações da portuguesa pelo que garantiu o título. Hedvig Karakas ocupa a décima posição no ranking mundial.
Em Praga, na edição 2020 dos campeonatos europeus de judo, aos 34 anos, Telma tinha deixado pelo caminho a holandesa Sanne Verhagen, a polaca Julia Kowalczyk e a sérvia Marica Perisic rumo à final. A derrota com Karakas foi apenas a segunda em finais de europeus.
No currículo, Telma Monteiro conta com cinco medalhas de ouro, duas de prata e sete de bronze, além de ter conquistado outras cinco em Mundiais, quatro de prata e uma de bronze e um terceiro lugar nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.
A medalha de Telma Monteiro abrilhanta a modesta participação portuguesa neste Europeus de Praga. Rodrigo Lopes (-60 kg), João Crisóstomo (-66 kg), Catarina Costa e Raquel Brito (-48 kg) e Joana Ramos (-52 kg) perderam no combate de estreia, enquanto Sergiu Oleinic (-66 kg) e Wilsa Gomes (-57 kg) ainda fizeram um segundo combate, no qual acabaram por ceder.
Nesta sexta-feira, competem João Fernando (-73 kg), Anri Egutidze e João Martinho (-81 kg) e Bárbara Timo e Joana Crisóstomo (-70g), enquanto, no sábado, último dia da prova, lutam Jorge Fonseca, campeão mundial na categoria "menos -100 kg", Yahima Ramirez (-78 kg) e Rochele Nunes (+78 kg).
Ao todo, 345 judocas, dos quais 209 são homens e 136 mulheres, de 40 nacionalidades diferentes, lutam por medalhas de 19 a 21 de novembro, em Praga.
Opmerkingen