top of page
Foto do escritorDiogo Metelo

300 agentes da proteção civil destacados para fazer inquéritos epidemiológicos

Governo chama funcionários públicos de grupos de risco para fazerem inquéritos de rastreio de contactos dos doentes com o coronavírus. Número pode chegar aos 800.

Fotografia: José Coelho


Conforme previsto aquando da entrada em vigor do Estado de Emergência, a vigorar entre 9 e 23 de novembro, funcionários públicos de qualquer área pode ser requisitado a auxiliar os profissionais de saúde no que diz respeito à execução dos inquéritos epidemiológicos. Os primeiros a receber formação específica para a tarefa a desempenhar 300 são elementos das forças e serviços de segurança e da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC),


Os agentes da Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e ANEPC que vão realizar estes inquéritos encontram-se em isolamento profilático, os imunodeprimidos e os portadores de doenças crónicas, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.


A investigação epidemiológica tem dois objetivos essenciais, identificar a origem da infeção e identificar e seguir os contactos próximos do caso na comunidade antes do internamento. O rastreio de contactos incluí os profissionais de saúde implicados no atendimento do doente em ambulatório.


O recrutamento para esta tarefa pode ser estendida a mais 500 pessoas, na maioria, técnicos superiores de outros serviços do Estado. O processo está a cargo do Ministério da Saúde. Para já, os 300 agentes vão receber os formulários e guias de elaboração dos inquéritos de forma a iniciar atividade até ao fim do mês, segundo o ministério.


Os trabalhadores mobilizados ficam sujeitos ao dever de sigilo, garantindo a confidencialidade da informação a que, decorrente do exercício destas funções, tenham acesso.

Embora este seja um trabalho realizado a partir de casa, já que o contacto com os doentes é feito através de email e telefone, para efeitos legais de carreira, trata-se de um trabalho efetivo e renumerado.

Comments


bottom of page