top of page
Foto do escritorDiogo Metelo

F1: Hamilton vence após milagre no Grande Prémio do Bahrein

Lewis Hamilton venceu numa corrida que terminou em bandeira amarela. Stroll capota após Grosjean escapar quase ileso a acidente violento.

Fotografia: F1


A primeira de duas corridas a realizar no Bahrein começou o piloto da Haas, Roman Grosjean, a embater de forma violenta numa barreira de proteção lateral da pista, na primeira volta. O acidente originou um incêndio no momento do impacto do monolugar que se dividiu em dois. Grosjean reagiu rapidamente, assim como a equipa médica e o staff da pista, e o piloto foi resgatado do meio das chamas, em 8 segundos, o mesmo número pintado no seu carro.

Fotografias: F1


O piloto foi transportado para o hospital militar de helicóptero, o Bahrain Defence Force (BDF) Hospital, com algumas queimaduras. O halo, estrutura de proteção em forma de Y sobre o assento dos pilotos, parece ter impedido danos mais graves a Grosjean e salvaguardado o espaço necessário para a rápida fuga.

Após a interrupção da sessão por 45 minutos, período no qual as várias partes do carro foram removidas e uma nova barreira de proteção erguida no local, o safety car foi novamente acionado. Desta vez, o Racing Point de Lance Stroll colidiu com o Alpha Tauri de Kvyat e capotou. Stroll conseguiu sair do carro sem nenhuma lesão aparente, enquanto o russo sofreu uma penalização de 10 segundos que cumpriu na primeira passagem pelas boxes.

Lance Stroll (Racing Point) capota no recomeço da corrida

Fotografia: F1


A corrida foi retomada e a luta pelos pontos durou até ao fim. Ainda há muitos pontos por atribuir e as classificações, individual e de construtores, ainda estão em aberto, embora os campeões já sejam conhecidos. No Grande Prémio anterior, Lewis Hamilton confirmou a conquista do sétimo título e reforçou a posição líder da Mercedes. O britânico partiu da pole pela 98.ª vez na carreira e distanciou-se do companheiro de equipa, Valtteri Bottas, com a vitória no Bahrein.


Os pilotos da Ferrari tiveram um fim de semana difícil e falharam a aproximação à McLaren, Racing Point e Renault, somando apenas um ponto por intermédio de Charles Leclerc. Os carros cor de rosa não somaram pontos, já que Stroll abandonou à segunda volta e Sergio Perez, que seguiu em terceiro lugar quase toda a corrida, também abandonou a cinco voltas do fim. O monolugar do mexicano pegou fogo e deu lugar à bandeira amarela e respetiva entrada do safety car com a qual as posições finais ficaram definidas.

Fotografia: F1


O final inesperado significou o regresso de dois Red Bull ao pódio em simultâneo, o que não acontecia desde 2017, no Japão. Max Verstappen terminou na segunda posição e o tailandês, Alexander Albon, conquistou o terceiro degrau.


O presidente da Federação Internacional do Automóvel (FIA), Jean Todt, expressou, no Twitter, alívio perante o facto de Grosjean ter sobrevivido e relembrou que a FIA coloca e continuará a colocar a segurança no topo das suas prioridades.


Na próxima semana muda a configuração da pista e a hora para a bandeira verde, mas a localização é a mesma. Domingo, 6 de dezembro, às 17h10, arranca a penúltima corrida da época.


コメント


bottom of page